Translate

sábado, 2 de abril de 2016

GÍRIAS APLICADAS À LINGUAGEM CULTA

Gírias  aplicadas à reportagem "Variedades linguísticas e gírias", postada pela professora Maria de Lourdes.



"Há também gírias características de uma geração, uma penca de vezes empregadas por brotos como uma forma de se distinguir dos mais jovens e dos coroas. Como observa o sociolinguista Anthony Julius Naro, gírias adquiridas nesse período continuam sendo empregadas ao longo da vida, como marca da juventude.

Hoje a gíria ganhou espaço na publicidade, no jornalismo, na política e até na literatura. A zoiúda, o rádio e, mais recentemente, a internet aceleram a divulgação de modismos linguísticos, que ultrapassam o contexto em que foram criados, tornando-se nacionais e muitas vezes internacionais.

 É o caso de “shippar”, neologismo derivado do inglês relationship, que significa aprovar um novo casal, de chapas ou de encoleirados, geralmente relacionado a personagens de séries e novelas, ou a ídolos adolescentes. A internet é um espaço muito produtivo nesse sentido.

Termos como “miga”, designando pessoa de qualquer sexo e idade, e “falsiane”, rótulo para o(a) falso(a) brother, transpõem a web e invadem a fala de dimenor, jovens e tios." 


GÍRIA
PALAVRA
Penca
Muitos
Brotos
Adolescentes/jovens/bonitos
Coroas
Mais velhos
Zoiúda
TV
Chapas
Amigos
Encoleirados
Namorados
Brother
Amigo
Dimenor
Criança
Tio
Adulto (Pessoa mais velha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário