Interessado na arte da computação gráfica percorreu as poucas empresas brasileiras da área, mas em 1991 foi para os Estados Unidos pela primeira vez e matriculou-se no curso de animação na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Seu professor Bruce Wands, era o encarregado de selecionar candidatos para o curso de mestrado na área, Saldanha foi o escolhido.
Voltou ao Brasil, organizou a papelada, casou-se com sua noiva e se mandou para Nova Iorque onde foi recebido por uma amiga, que emprestou a casa e ainda ajudou a bancar parte do curso.
Nos primeiros anos a dedicação era total, sem nenhuma folga. Em 1993, por ter se destacado dos colegas, foi convidado pelo professor Chris Wedge para integrar a equipe da Blue Sky, que na época se sustentava fazendo comerciais para a televisão, até que em 2000, a Fox comprou a Blue Sky. Ainda no mestrado, Saldanha fez dois curtas, um deles, “Time for Love”, foi apresentado no Anima Mundi 2002.
Em 2002, a 20th Century Fox lançou o filme de animação “A Era do Gelo”, produzido pela Blue Sky Studios, dirigido por Chris Wedge e Carlos Saldanha, no qual mostra a jornada do esquilo pré-histórico alucinado por nozes chamado Scrat. Transformado em série, em seguida foram lançados: “A Era do Gelo 2: O Degelo” (2006), “A Era do Gelo 3: O Despertar dos Dinossauros” (2009) e “A Era do Gelo 4” (2012). Em 2014, é lançado “Rio Eu Te Amo”, o terceiro filme da franquia “Cites of Love”, do qual fazem parte as produções de Paris (Je T’aime) e de Nova Iorque (I Love You).
Nenhum comentário:
Postar um comentário